Preservação da Fertilidade Masculina
Sobre o Novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata .
Alinhados ao tema, lembramos da necessidade do diagnóstico precoce e da importância de um paciente em idade reprodutiva que enfrenta o problema se informar sobre a preservação de sua fertilidade.
Preservação da Fertilidade em Pacientes Oncológicos
No tratamento oncológico a preservação da fertilidade também é um ponto importante a ser discutido com o médico.
A avaliação de um especialista, em conjunto com o oncologista, ajudará a entender como a fertilidade pode ser afetada e a planejar o futuro reprodutivo.
Efeitos dos tratamentos oncológicos sobre a fertilidade
Os tratamentos oncológicos (quimioterapia e radioterapia) podem causar danos ao tecido ovariano e testicular, com diferentes graus de comprometimento da fertilidade.
Opções de preservação de fertilidade
Há muitas maneiras de se preservar a fertilidade antes de um tratamento oncológico. A escolha da forma mais adequada depende do tratamento proposto e do tempo hábil antes de seu início, sem que haja comprometimento da saúde do paciente.
Dentre as opções disponíveis destacam-se:
• Criopreservação de óvulos.
• Criopreservação de tecido ovariano.
• Criopreservação de sêmen: consiste no congelamento de sêmen, obtido por masturbação ou por técnicas como biópsia e microdissecção testicular.
• Criopreservação de tecido testicular.
• Supressão da função ovariana.
• Transposição ovariana.
Nem todos os tratamentos oncológicos vão afetar sua fertilidade. Pergunte a seu oncologista sobre seus riscos!
O congelamento de embriões é uma técnica consagrada e globalmente utilizada para tentativas futuras de gravidez. Óvulos e tecido ovariano também podem ser congelados por anos e, no futuro, utilizados, oferecendo possibilidades de gestação. As taxas de sucesso dependem de diversos fatores que devem ser discutidos com o especialista em medicina reprodutiva.
O banco de sêmen é o método de maior sucesso e mais barato de se preservar a fertilidade masculina. A coleta de sêmen deve ser realizada antes de se iniciar um tratamento oncológico.
O risco de infertilidade decorrente de tratamentos oncológicos depende de fatores relacionados às características do paciente, bem como do tipo de tratamento que será realizado.
Fonte: Hospital Sírio Libanês
Endereço
Rua Capote Valente, 432 • Conj. 101
CEP 05409-000 – Pinheiros – São Paulo – SP