Até que idade a mulher pode engravidar

Idade e fertilidade estão inversamente relacionadas, e o envelhecimento do sistema reprodutivo desempenha um papel-chave na infertilidade.

Tem-se constatado que o declínio mais rápido do potencial de fertilidade em um determinado momento ocorre aos 35 anos de idade, um achado confirmado pelo American National Bureau of Health Statistics, em estudos realizados entre 1965 e 1988. Cada estudo usou um limiar de 12 meses para definição de infertilidade, e todos mostraram que com a idade de 35 anos mais de um terço das mulheres não seria capaz de conceber dentro de um ano. Os 35 anos de uma mulher servem, portanto, como horizonte além do qual a função reprodutiva é irreversivelmente diminuída.

Nos 10 a 15 anos que antecedem a menopausa há uma aceleração gradual da perda folicular que se correlaciona com um aumento nos níveis do hormônio folículo-estimulante (follicle stimulating hormone, FSH). Em conjunto, essas alterações refletem a qualidade e capacidade reduzidas de folículos que estão envelhecendo, os folículos mais sensíveis já tendo respondido.

Aproximadamente no mesmo momento em que essas modificações estão acontecendo, uma alteração importante no ciclo menstrual também está ocorrendo. Se, por um lado, o ciclo menstrual pode permanecer regular nos anos que antecedem a menopausa, uma redução da duração do ciclo acontece devido à fase folicular encurtada.

Tem-se observado que um encurtamento gradual da duração do ciclo de em média de 3 a 4 dias, comparado com a duração do ciclo que esta mesma mulher apresentava ao final de seus vinte anos, e início dos trinta, sendo este um fator preditivo útil do declínio no potencial de fertilidade.

Aula no 24º HORMOGIN 2021 | Assista trecho sobre Reserva Ovariana

Endereço

Rua Capote Valente, 432 • Conj. 101

CEP 05409-000 – Pinheiros – São Paulo – SP

Agende sua consulta

Open chat
Olá, como podemos ajudar?